sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Texto dissertativo

Texto Dissertativo.
      No último trimestre trabalhamos muitos assuntos, dentre eles está o texto dissertativo, cujo nome define-o. Quando queremos expor nossa opinião, expressar um ponto de vista ou questionar de algum fato, fazemos uso de textos dissertativos. E também colocamos em prática tudo oque a gente sabia fazendo um texto dissertativo sobre a mendicância que fizemos em dupla. 
    Normalmente os textos dissertativos são organizados em três partes: Introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.
      
     Introdução: em que se apresenta o assunto a ser discutido, bem como o ponto de vista do tema. Caso o tema seja muito abrangente, convém delimitá-lo.Tem que apresentar a tese que  se caracteriza pela defesa de uma idéia, de um ponto de vista. Ou então pelo questionamento acerca de um determinado assunto.
     
    Desenvolvimento ou argumentação: em que se desenvolve o ponto de vista por meio de argumentos, exemplos, dados, testemunhos, etc.
   
 Conclusão: em que se dá ao texto um desfecho coerente com o desenvolvimento com os argumentos apresentados.
    Esse foi um dos trabalhos desse trimestre, produzir um texto dissertativo, foi algo difícil, porém é necessário para poder entender e saber fazer textos desse gênero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário