quinta-feira, 12 de abril de 2012

HISTÓRIA DA PUBLICIDADE

    O boca a boca é o melhor método de convencimento já inventado.A confiança que depositamos nessa pessoa nos leva a querer experimentar o produto também.É essa confiança que a propaganda e a publicidade vêm tentando imitar ao longo da história.
    Mas a publicidade circulou de forma primordialmente oral durante muito tempo,até a invenção da imprensa por Guttenberg.No século XIX,nos Estados Unidos.surgiram as primeiras agências de publicidade.
    A primeira agência de publicidade do Brasil.a Eclética,surgiria apenas em 1913,um pouco antes da Primeira Guerra Mundial.No Brasil,Olavo Bilac,um de nossos famosos poetas, participou de um concurso de poemas para um xarope contra tosse.Até as primeiras  décadas do século XX,os anúncios estiveram basicamente em cartazes colados nas lojas que vendiam os produtos e nas páginas de jornais.Os anúncios,semelhantes aos classificados,começam a ficar maiores e a ganhar qualidade gráfica nos jornais e em páginas inteiras das revistas que surgiram,com anúncios até em duas cores. 
    A chegada do rádio, no final da década de 1920,mudou a cara da publicidade.Os anúncios radiofônicos traziam música,os "jingles" ,pequenas músicas comerciais que serviam para ajudar o consumidor a jamais se esquecer do produto.
    Em 1950,entra no ar a primeira emissora de televisão do Brasil,a TV Tupi.Até meados da década de 1950,com os produtos das multinacionais,foi importado o modelo publicitário dos EUA,que propagava o "modo de vida americano"-que associava a felicidade familiar à compra de bens de consumo.Décadas  de 1960 e 1970 a publicidade inicia um período de grande criatividade.
     Na virada para o século XXI,a publicidade já está por toda parte.Além dos meios tradicionais,como revistas,jornais,rádio e TV,ocupa os "outdoors" nas ruas,a camisa e o calção dos times de futebol.Há o "merchandising" dentro das novelas.Na internet,invade os sites e as caixas postais dos usuários pelos chamados "spams" .Ela está nos lugares mais inusitados.


     O PRODUTO E A MARCA

    
    O anúncio é a peça-chave da publicidade de ulogotipom produto.O logotipo ou a logomarca da empresa são muito importantes,pois costumam ser as "assinaturas" das peças anunciadas e constituem uma referência para o consumidor.
    Logomarca,embalagem,design,marketing de um produto,tudo pode ser visto separadamente por cada um dos setores responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário